A pandemia causada pela COVID-19 trouxe muitos desafios. O meio cultural, já sufocado com a instabilidade e a ausência de políticas públicas, também teve que procurar maneiras de se reinventar no atual cenário. Dessa forma, promover uma exposição digital de produções artísticas é de suma importância para fazer com que a comunidade possa reconhecer a importância da classe artística e acesse outras modalidades de produzir cultura, para além das plataformas de streaming.
Apesar de já utilizar o espaço editorial para dar destaque à produção baiana, essa é a primeira vez que a Revista Fraude investe numa mostra de artes integradas e oferece sua plataforma digital para a exposição dos trabalhos. Dessa forma, a 1ª MOSTRA FRAUDE DE ARTES VISUAIS E LITERATURA tem como objetivo possibilitar o acesso à cultura através do digital, buscando transpor barreiras espaciais e físicas e potencializar a produção artística baiana nesse período conturbado.
Aqui estão 5 de 10 artistas visuais selecionados para compor nossa Mostra. Aguardem as próximas obras e aproveitem a experiência!
Cidade imaginada (Matheus Guimarães Costa)
“[…] A cidade como ponto de partida, especulações, beco como lugar de afeto, corpo negro atuante, construtor efetivo desse espaço e investigações de uma cidade imaginada do futuro.”
Instagram: @mathhguimaraes
Ansiosa Imersão (João Mosca)
“Ansiosa Imersão é sobre se olhar minha ebulição no espelho, no isolamento do mundo me enfrento mais que nunca, a condição é o confuso e ansioso estado de me consumir, no impasse sofre em perceber o mergulho no meu próprio ácido e degustar a imersão nesse corrosivo líquido.”
Instagram: @m0xc4
Não é o sol que faz sombra (Victor Augusto Mota)
“Inspirado na obra ‘Crítica da Razão Negra’ de Achile Mbembe, na qual o filósofo camaronês se debruça sobre criação da raça como um fantasma no século XXI, refletindo a partir dos conceitos atribuídos ao termo negro como sua própria ‘sombra personificada’. No vídeo, desloco no espaço entre as rochas e o mar de Salvador alguns dos meus duplos; impressões do meu corpo feitas anteriormente na performance Dermogravuras de Um Corpo Presente.”
Instagram: @victmota
Vimeo: https://vimeo.com/victmota
Fotografia é poesia de imagem (Ícaro Lima Sena)
“[…] Comecei a utilizar minhas fotos para transformar em algo novo a partir da minha imaginação. Utilizei a colagem como forma de transformar minhas fotografias em devaneios, angústias e pulsões conjugadas em delírios imagéticos.”
Instagram: @oicarosena / @ocotidianonu
Naturebas 🌞 (Márcio costa)
Seres Brasileiros veganos e livres
Instagram: @c_o_sta
Naturebas é das obras mais interessante que já vi. o conjunto de cores. a expressão facial. me faz viajar em cada imagem.
Gostei muito desses naturebas 🍃
que amostra interessante legal esses naturebas eu gostei😍
Tá tudo lindo
Esses seres vagamos malucos😜
Gostei vários artistas legais esses naturebas veganos malucos😜