A pandemia causada pela COVID-19 trouxe muitos desafios. O meio cultural, já sufocado com a instabilidade e a ausência de políticas públicas, também teve que procurar maneiras de se reinventar no atual cenário. Dessa forma, promover uma exposição digital de produções artísticas é de suma importância para fazer com que a comunidade possa reconhecer a importância da classe artística e acesse outras modalidades de produzir cultura, para além das plataformas de streaming.
Apesar de já utilizar o espaço editorial para dar destaque à produção baiana, essa é a primeira vez que a Revista Fraude investe numa mostra de artes integradas e oferece sua plataforma digital para a exposição dos trabalhos. Dessa forma, a 1ª MOSTRA FRAUDE DE ARTES VISUAIS E LITERATURA tem como objetivo possibilitar o acesso à cultura através do digital, buscando transpor barreiras espaciais e físicas e potencializar a produção artística baiana nesse período conturbado.
Aqui estão 5 dos 10 artistas visuais selecionados para compor nossa Mostra. Aproveitem a experiência!
Desconstrução de Francisco (João Gabriel Neiva Silva)
Instagram: @ojoaoneiva
Manifesto Animal (Matheus Leite Buranelli)
Instagram: @matheusburanelli
“[…] Por que toleramos algumas violências? E se fosse um cachorro? Mataríamos com nossas próprias mãos? Estas e outras questões relativas à exploração animal são representadas em um universo colorido de imagens que provocam nossos valores e crenças. O Manifesto Animal é um projeto de fotoativismo em desenvolvimento que assume um compromisso político com a luta pela libertação animal com esperança de escrever uma história onde animais não humanos também possam viver felizes para sempre.”
(DIS)TOPIA DIÁSPORICAS (Walter Mauro Soares Passos)
Instagram: @walt_mro
“[…]questões envolventes do conhecimento afro-diaspórico que permeiam a cidade de Salvador, uma nova percepção estética utópica, fazendo-se revelar questões distópicas a quem dispõe de dar segmento a tal questão.”
Acessos (Kenia Guedes de Mattos)
“O trabalho ‘Acessos’ apresenta cinco colagens digitais que trazem através da arte visual, o conceito de direito a cidade. Para isso, são utilizadas imagens de moradores, personalidades e estrutura arquitetônica da cidade de Salvador – BA, representando um novo olhar sobre o local, decompondo imagens a fim de construir para o futuro, novas formas de ‘cidade’. A ideia principal é de que nestas novas formas, a população preta e pobre possa ter acesso a diferentes espaços, entendendo que a cidade de Salvador é feita não só por maquinário, mas também por narrativas e pessoas.”
Instagram: @keniademattos
Behance: http://behance.net/dikeke
CONTROL (Gabriel Nunes)
“Me inspirei em algumas músicas e queria representar algo sendo controlado, manipulado, marionete e afins. Eu gosto muito dessa estética meio plástica e ‘sombria’ então acho que encaixou legal. Utilizei técnicas de 3D e pintura digital e os softwares utilizados foram Blender e Photoshop :)”
Behance: http://www.behance.net/onunnes
o Comentários