apresentação Breno Bastos e Karen Caldas
pesquisa e roteiro Breno Bastos
edição Gabriel Caino
capa Victoria Lenoir
Em fevereiro deste ano lançamos o “esse podcast é uma fraude”, nosso mais novo projeto. Nele, abordamos os mais diversos temas ligados às áreas de cultura e comportamento em formato de áudio, sempre partindo da realidade soteropolitana. Cada temporada do programa terá um enfoque particular, que será esmiuçado ao longo de três a cinco episódios.
Em nossa primeira temporada, produzida entre os meses de fevereiro e abril, quem deu o tom foi o Carnaval de Salvador. Como a pandemia de COVID-19 não permitiu que saíssemos às ruas pra folia momesca deste ano, decidimos nos voltar pra história dessa festa, buscando conhecê-la melhor e matar um pouco a saudade.
O nosso primeiro episódio, chamado “Atrás do Trio Elétrico”, trata da chegada do Carnaval a Salvador, em especial a partir do surgimento de duas das principais criações de Dodô e Osmar, que são essenciais para seu desenvolvimento: o trio elétrico e a guitarra baiana.
Avançando alguns anos na trajetória do Carnaval soteropolitano, o segundo episódio, “Que Bloco é Esse?”, foi voltado para a história e influência dos blocos afro, como o Ilê Aiyê, o Olodum e o Muzenza, no cenário cultural da capital baiana . Para isso, contamos no final do episódio com um depoimento do cantor e compositor Juracy Tavares da Silva, autor de músicas tocadas por grupos como o Ilê Aiyê, o Malê Debalê e o Cortejo Afro.
O último episódio narrativo da nossa primeira temporada recebeu o nome de “A música do Carnaval!”, e traçou os caminhos percorridos pela Axé music e pelo Pagodão ao longo de seus desenvolvimentos. Conversamos sobre como, dos anos 1980 pra cá, esses dois gêneros ganharam posições de destaque no cenário musical baiano.
Pra fechar com chave de ouro nossa primeira temporada, recebemos Roberto Barreto, guitarrista e um dos criadores do grupo BaianaSystem, que tem mexido muito com as estruturas do Carnaval de Salvador, para conversar sobre a história do Baiana, suas referências, projetos e relações com o Carnaval e o cenário cultural da cidade e do Brasil como um todo.
Para ouvir esse episódio é só dar play abaixo:
o Comentários