apresentação Breno Bastos e Karen Caldas
pesquisa e roteiro Breno Bastos
edição Gabriel Caino
capa Victoria Lenoir
Em fevereiro deste ano lançamos o “esse podcast é uma fraude”, nosso mais novo projeto. Nele, abordamos os mais diversos temas ligados às áreas de cultura e comportamento em formato de áudio, sempre partindo da realidade soteropolitana. Cada temporada do programa terá um enfoque particular, que será esmiuçado ao longo de três a cinco episódios.
Em nossa primeira temporada, produzida entre os meses de fevereiro e abril, quem deu o tom foi o Carnaval de Salvador. Como a pandemia de COVID-19 não permitiu que saíssemos às ruas pra folia momesca deste ano, decidimos nos voltar pra história dessa festa, buscando conhecê-la melhor e matar um pouco a saudade.
O nosso primeiro episódio, chamado “Atrás do Trio Elétrico”, trata da chegada do Carnaval a Salvador, em especial a partir do surgimento de duas das principais criações de Dodô e Osmar, que são essenciais para seu desenvolvimento: o trio elétrico e a guitarra baiana.
Avançando alguns anos na trajetória do Carnaval soteropolitano, o segundo episódio, “Que Bloco é Esse?”, foi voltado para a história e influência dos blocos afro, como o Ilê Aiyê, o Olodum e o Muzenza, no cenário cultural da capital baiana . Para isso, contamos no final do episódio com um depoimento do cantor e compositor Juracy Tavares da Silva, autor de músicas tocadas por grupos como o Ilê Aiyê, o Malê Debalê e o Cortejo Afro.
O último episódio narrativo da nossa primeira temporada recebeu o nome de “A música do Carnaval!”, e traçou os caminhos percorridos pela Axé music e pelo Pagodão ao longo de seus desenvolvimentos. Conversamos sobre como, dos anos 1980 pra cá, esses dois gêneros ganharam posições de destaque no cenário musical baiano.
Para ouvi-lo é só dar play abaixo:
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