texto Lila Sousa e Mariana Brasil
diagramação Lila Sousa
narração Mariana Brasil
colagem Nadja Anjos e Anderson Figueiredo
A pandemia nos privou de uma das experiências que mais valorizamos, o contato com o outro. É por isso que a 21ª edição da revista Fraude se apresenta literalmente ao vivo e a cores. Estamos de volta, no sentido mais primário da palavra. O retorno à Universidade trouxe à tona possibilidades há dois anos enterradas. E estamos as recuperando em grande estilo: o que retrata melhor o prazer em estar de volta do que um editorial que transborda cultura pop?
E no gancho de um retorno transvestido de anos 1960:
Come Together, right now. Over me!*
Come Together – The Beatles
O que seria da revista Fraude sem todas as pessoas que se propõem a conceder histórias, abraços, afetos e palavras? Por isso estamos em festa! Para saciar a saudade dos encontros, resgatamos e atualizamos uma pauta antiga, velha conhecida das edições impressas, Selo Fraude de Qualidade: 7 lugares para comer na Av. Sete. Os mesmos pés que andam pela avenida, nessa Fraude, se aventuram por novos e longos trajetos. Nesse caminho, Na trilha da conservação apresenta trilhas de longo curso brasileiras e dá continuidade à sede pela busca.
Nessa ânsia pelo movimento, apresentamos mulheres que transformam espaços e reagem às barreiras em um misto de resistência e leveza, em qualquer campo em que atuem. Estejam elas Reprogramando a Carreira, invadindo sistemas ainda restritos aos homens, ou orquestrando o afropop pelas ruas de Salvador. Pode tocar traz um olhar sensível para a trajetória de mulheres dedicadas à musicalidade.
Numa realidade em que os cortes à cultura se acumulam no país, o teatro também se torna um local de encontros e resistência. Em cena, Lelo Filho retrata a imagem do artista soteropolitano que se empenha em reconfigurar esse cenário. Nessa quebra com o status quo, o resto da cidade acompanha, como se pode ver nos movimentos culturais presentes em cada canto: Break in Bahia apresenta a cena do break dance na Bahia mantendo-se firme e quebrando tudo.
E, como sempre, em eterna valorização e enaltecimento da cultura oriunda dos mais diversos cantos do mundo, a Fraude finaliza trazendo um bloco que mescla linguagens e gêneros. Partindo do Terror Baiano e seu olhar para a faceta aterrorizante da ficção local, atravessando a Literatura negra em rede e seus escritos que transcendem cores e telas até finalmente encerrar com o podcast Conexão Brasil ↔ Coreia do Sul. Assim, ligando-nos ao outro lado do mundo e, ao mesmo tempo, concluindo a retomada de nossa conexão plena e próxima com quem nos lê – e nos ouve – há 21 edições.
*Vamos juntos, agora mesmo. Comigo!
Repórteres: Anderson Figueiredo, Antonio Dilson Neto, Breno Bastos, Glaucia Campos, Gleisi Silva, Isabelle Santana, Ivan Neto, Jade Oliveira, Lila Sousa, Luiza Gonçalves, Mariana Brasil, Micaele Santos, Nadja Anjos, Pedro Hassan e Stella Ribeiro
Multimídia: Breno Bastos, Isabelle Santana, Jade Oliveira, Luiza Gonçalves, Micaele Santos, Pedro Hassan
Narração de áudios: Breno Bastos, Glaucia Campos, Gleisi Silva, Jade Oliveira, Lila Sousa, Mariana Brasil, Nadja Anjos e Pedro Hassan
Diagramação: Anderson Figueiredo, Gleisi Silva, Jade Oliveira, Lila Sousa, Pedro Hassan e Stella Ribeiro
Assessoria de Comunicação: Anderson Figueiredo, Breno Bastos, Glaucia Campos, Gleisi Silva, Isabelle Santana, Ivan Neto, Jade Oliveira, Luiza Gonçalves, Mariana Brasil, Micaele Santos, Nadja Anjos e Stella Ribeiro
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos.
Foto: Ananda Borges e Vitória Sampaio – LABFOTO UFBA
Edição: Ananda Borges – LABFOTO UFBA
Colagem: Nadja Anjos – PETCOM
Adorei! Vocês arrasaram!
O texto foi muito bem elaborado,continuem firmes.