texto Antonio Dilson e Stella Ribeiro
fotografia Maína Diniz / Labfoto
diagramação Pedro Hassan Palmeira
narração Pedro Hassan Palmeira
Os anos 1980 invadiram a Fraude.
Diretamente da era do neon, vestimos nossas melhores roupas new wave e escolhemos clássicos do fliperama para abrir a 22ª edição da revista Fraude. Como grupo maior e unido, decidimos que a melhor maneira de celebrar essa amizade só poderia ser nos divertindo. Afinal, a Fraude “just wanna have fun”. Por isso, te convidamos a se juntar a nós e se lançar sobre novas histórias, questionamentos, visões, e acima de tudo aproveitar essa nova fase de forma leve e animada.
O que poderia ser mais divertido do que desbravar novos lugares, culturas e linguagens? Neste primeiro bloco da Fraude 22 te levamos a quatro lojas em Salvador para explorar o universo da moda sustentável com a matéria “Selo Fraude de Qualidade: 4 brechós que você precisa conhecer!”. Também nos aventuramos pelos “Encantos da Culinária Indígena” dos povos Pankararé e Pataxó na Bahia, e descobrimos releituras de clássicos da literatura de Lima Barreto em “Preto, pobre e livre”.
Se percorremos a cultura local, também fizemos questão de saber o que brasileiros e brasileiras estão fazendo fora do país. Em “O Êxodo Verde e Amarelo”, contamos as histórias de jovens que saíram do Brasil em busca de melhores condições de vida e de novas experiências estudantis e profissionais.
Caso prefira ficar em casa, que tal fazer um “Roleplay no metaverso”? A meta é simular o mundo real no virtual, através do jogo RPG. Nessa reportagem explicamos a origem do Metaverso e como esse espaço tem ganhado adeptos e investimentos. Sem perder a ação, finalizamos o segundo bloco com uma entrevista com “O Homem de Ferro – Fábio Rigueira”, primeiro baiano a completar o triatlo Ironman utilizando muletas.
Seguindo a estética da Era neon desta edição da Fraude, apresentamos a cultura do ballroom em Salvador com a videorreportagem “T da Tremme é bem grandão”, evidenciando o brilho, glamour e poder da expressão artística dessa cena. Falando em brilho e poder, “Soca Tudo nessa Put@” revela a potência e coragem das vozes femininas no funk e no famoso pagodão.
Convidamos você, caro leitor, que nos acompanha há 22 edições a embarcar em mais uma viagem conosco. Cheia de cores, música, boas histórias e descobertas. Vem com a Fraude 22!
QUEM FAZ A FRAUDE
Repórteres: Anne Meire Cardoso, Antonio Dilson Neto, Caique Lisboa, Gláucia Campos, Iris Morena, Lucas Matutino, Luiza Gonçalves, Luiz Felipe Sena, Mariana Passos, Micaele Santos, Nadja Anjos, Pedro Hassan Palmeira e Stella Ribeiro.
Multimídia: Anne Meire Cardoso, Gleisi Silva, Iris Morena, Israel Risan, Lucas Matutino, Lila Sousa e Jade Oliveira.
Narração de áudios: Gláucia Campos, Iris Morena, Juliana Barbosa, Lucas Matutino, Luiza Gonçalves, Luiz Felipe Sena e Pedro Hassan Palmeira.
Diagramação: Anne Meire Cardoso, Caique Lisboa, Iris Morena, Juliana Barbosa, Lila Sousa, Luiz Felipe Sena, Mariana Passos e Pedro Hassan Palmeira.
Assessoria de Comunicação: Anne Meire Cardoso, Caique Lisboa, Gláucia Campos, Iris Morena, Israel Risan, Juliana Barbosa, Luiza Gonçalves, Nadja Anjos e Stella Ribeiro.
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos.
Fotografia: Maína Diniz / Labfoto
Edição: Maína Diniz e Vitória Sampaio / Labfoto
Assistência de fotografia: Raquel Brito e Vitória Sampaio / Labfoto
o Comentários