texto Rute Souza Cruz e Maria Eduarda Gomes
diagramação Maria Eduarda Gomes
narração Rute Souza Cruz
colagem e gif Eduardo Bastos
Nesta 19ª edição gostaríamos de invadir as ruas e avenidas, gritar para o mundo a nossa indignação. Há 478 dias vivemos em uma pandemia sem vacina e com descaso. Entre mortos e adoecidos, ainda estamos de pé. De um pé só, tentando nos equilibrar. Mas fazemos o que sabemos, resistir e insistir sonhando com um amanhã melhor.
Mesmo no meio do caos, mesmo com 516 mil óbitos, ainda não vemos a luz no horizonte. Porém, como já diz o ditado, desgraças sempre andam em bando. O corte de verba na educação é tão forte que universidades federais estão ameaçadas de fechar e hospitais universitários junto com elas.
Esta edição da Fraude foi feita com dificuldades, estresse e cansaço. Mas chegamos ao final como resistência. E a luta não para por aqui. Na história do nosso país, existir já é ativismo, e nessa edição trouxemos a história de adolescentes que já fazem esse ato de forma consciente desde cedo na matéria Jovem, pega a visão. Através da vivência deles é possível ver a força da esperança e dos sonhos de um futuro melhor. A energia contagiante dos apaixonados seguiu a gente Com quantos fãs se faz um hit, falando sobre o carinho dos fãs e sua dedicação pelos ídolos, percebemos que o entusiasmo e a vontade de fazer a diferença é o que rompe barreiras.
Pode até parecer distante, mas o passado é um importante ponto de referência e autoconhecimento. Pensando nisso, voltamos aos ensinamentos e tradições em Vovó me ensinou a sambar, com duas mulheres que perpetuam a contação de histórias de nossa ancestralidade, elas nos mostram como se dedicar às novas gerações sem perder a ligação às anteriores. Falando em raízes, temos também um perfil nesta edição, mostrando a força de ser fiel a si mesma em Prazer, Ana Mametto.
Não é possível saber para onde vamos sem entender de onde viemos. Com um olhar sensível para o passado e para a geografia de nossa cidade, a reportagem Onde eu nasci passa um rio apresenta uma visão analítica de como tratamos as nossas fontes de vida em Salvador.
Mas, como cidadãos globais, os petianos sempre estão interessados em adquirir novos conhecimentos e descobrir o que está “hitando” no mundo. Em Pincelando (n)o TikTok, você pode descobrir um pouco mais sobre essa plataforma que talvez marque uma geração. Será que é só uma rede social para fazer dancinhas? Já adianto um spoiler, você vai se surpreender.
Esperamos que essa edição chegue para você com o mesmo impacto que teve para nós. É possível nascer flores no asfalto e continuaremos a florescer apesar das circunstâncias. Viva a universidade pública! Viva a Revista Fraude!
QUEM FAZ A FRAUDE
Tutor Petcom: Leonardo Figueiredo Costa
Editoras-chefes: Maria Eduarda Gomes e Rute Cruz
Repórteres: Anna Luiza Santos, Breno Bastos, Gabriel Caíno, Isadora Sarno, Luiza Gonçalves, Maria Eduarda Gomes, Matheus Vilas, Maya, Rute Souza Cruz, Stella Ribeiro e Victoria Lenoir
Coordenação de Multimídia: Eduardo Bastos
Multimídia: Breno Bastos, Eduardo Bastos, Kelvin Giovanni, Luiza Gonçalves e Stella Ribeiro
Narração de áudios: Breno Bastos, Gabriel Caíno, Luiza Gonçalves, Maria Eduarda Gomes, Mariana Brasil, Matheus Vilas e Rute Cruz
Coordenação de Diagramação: Kelvin Giovanni
Diagramação: Antonio Dilson, Lila Sousa, Gleisi Pereira, Isis Cedraz, Maria Eduarda Gomes, Mariana Brasil e Nadja Anjos
Assessoria de Comunicação: Anna Luiza Santos, Antonio Dilson, Breno Bastos, Eduardo Bastos, Lila Sousa, Kelvin Giovanni, Mariana Brasil, Matheus Vilas, Nadja Anjos
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo email revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.
Eita galera boa de pegar pra escrever histórias gostosas de ler!
Parabéns pelo texto inicial!!!! Já vi que essa revista vai ser sucesso de vendas rs
De verdade mesmo, amei a proposta! Esperando ansiosa para ler todo o conteúdo de vcs!!! Sucesso galera e vamos fazer a diferença nesse mundo! #comoestanaodapraficar
Saudações à equipe editorial da Revista Fraude… Acabo de acompanhar a matéria “Vovó me ensinou a sambar”, texto fluente e preciso, narração exemplar, conhecimento e descobrimento! Muito bom poder ouvir a cantoria, enriquece a matéria que, por sua vez, acresce valor aos cantos… Parabéns pelo belo trabalho!
Viva a revista Fraude! Viva a Universidade Pública! Viva a resistência!