O reflexo dos padrões de beleza no entretenimento sul-coreano
apresentação Edson Barbosa, Mariana Passos e Reuel Nicandro
pesquisa e roteiro Edson Barbosa, Mariana Passos e Reuel Nicandro
edição Mariana Passos
colagem Arthur Soll
diagramação Júlia Naomi
audiodescrição Israel Risan
A cultura sul-coreana tem ganhado destaque ao longo das últimas décadas. Tanto na música como no audiovisual, o entretenimento coreano gera bilhões de dólares para o governo coreano, que exporta suas produções para todo o mundo. Filmes, músicas e doramas chamam a atenção dos espectadores para outro gigante nacional: a indústria da beleza.
O Korean Beauty (beleza coreana) é fundamental para o país que é conhecido por seus padrões de beleza rígidos e cirurgias plásticas. Máscaras faciais, cremes clareadores, lip tint e hidratantes aparecem em doramas e clipes de k-pop apresentando ao público novos hábitos de beleza e autocuidado. O impacto dos padrões de beleza sul-coreanos em culturas ocidentais como o Brasil já pode ser sentido e é o tema do podcast.
Espelho, Espelho Seu traz Tiago Canário, morador na Coreia há mais de dez anos; Ivana Marins, doutoranda em dança pela ufba e pesquisadora de k-pop; e Miuuky, influenciadora digital que fala sobre k-pop e cultura coreana, para discutir sobre os padrões de beleza sul-coreanos através de questões de gênero e sua influência no mundo ocidental.
A matéria está disponível no Spotify e pode ser ouvida apertando o play abaixo. Prepare sua máscara facial favorita e venha aprender mais sobre a Coreia do Sul.
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo email revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.
o Comentários