Desenhos animados e seus impactos na formação de diferentes gerações
apresentação Arthur Soll, Edson Barbosa e Vanessa Cunha
capa Eduardo Santana, Reuel Nicandro e Yan Inácio
diagramação Sofia Conceição
audiodescrição Israel Risan
Crescer assistindo animações impacta na formação cultural do indivíduo e na sua percepção de mundo. Quando uma criança é representada com características estéticas que se assemelham às suas, esse repertório pode servir de referência para construção de relações e sonhos. Conhecer personagens inseridos em diferentes realidades proporciona o desenvolvimento da empatia e amplia as fronteiras da imaginação.
Com a magia dessas histórias, esse podcast te teletransporta para uma viagem no tempo através de reflexões sobre desenhos. Ao passear por temas como nostalgia e representatividade, o “Eu sou um Cartoon?!” entrevista Cátia Maria Sousa, colecionadora dos bonecos da Turma da Mônica e fã de desenhos animados e Marcelo Lima, roteirista, pesquisador nas áreas de Dramaturgia, Serialidade, Animação e Transmídia.
Para além do impacto causado na infância, vale destacar como as animações têm influenciado pessoas na fase adulta. Mesmo com a indústria audiovisual produzindo diversas animações destinadas a públicos mais velhos, como “Rick and Morty”, e com a existência de um imaginário social de que desenhos são “coisas de criança”, muitos adultos são entusiastas das animações direcionadas a um público mais jovem.
Esse podcast foi feito por Arthur Soll, Edson Barbosa e Vanessa Cunha, estudantes de Produção em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia e integrantes do PETCOM.
Fotografia: Samara Said/ Labfoto © 2024
Assistência: Lourdes Maria/ Labfoto © 2024
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo email revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.
o Comentários