videorreportagem: Caíque Lisboa e Glaucia Campos
colaboradora: Luiza Gonçalves
diagramação: Mariana Passos
narração: Juliana Barbosa
colagem: Nadja Anjos
A cultura ballroom surgiu em meados dos anos 1960 em Nova Iorque, criada pela comunidade negra, latina e LGBTQIA+ que habitava os guetos da cidade. Alguns dos elementos mais conhecidos do universo são os bailes, as roupas vibrantes e a dança voguing, que obteve projeção internacional em 1990, com o lançamento do videoclipe Vogue pela cantora pop Madonna. Além da dança e dos visuais, a ballroom tem muitos outros elementos e dinâmicas como as houses e os fathers e mothers.
Nesta videorreportagem, vamos te levar noite adentro pela cena Ballroom de Salvador, acompanhando uma das primeiras houses da cidade, a House of Tremme, pioneira na criação dos bailes. Além de muito brilho e glamour, a cultura ballroom é acima de tudo um local de acolhimento e livre expressão de diversos corpos para a comunidade LGBTQIA+.
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo email revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.
o Comentários