texto Daniel Araújo, Edson Barbosa e Pedro Hassan
multimídia Luanda Costa e Hanna Andraus
capa Eduardo Santana, Reuel Nicandro e Yan Inácio
desenho de capa Reprodução/Carybé
diagramação Pedro Hassan
audiodescrição Marlon Chagas
A oitava edição da Mostra Fraude de Incentivo à Cultura promovida pelo grupo PETCOM (Programa de Educação Tutorial em Comunicação) da UFBA (Universidade Federal da Bahia) foi marcada pela escolha do formato de Desenhos Autorais, com o tema “Culturas Baianas”. O processo de desenvolvimento desta escolha reflete o comprometimento do grupo em valorizar e destacar formas artísticas mais diversas possíveis, oferecendo uma plataforma para artistas que se dedicam à arte.
O Frauday deste semestre foi pensado para convidados e em atingir a maior quantidade de público externo possível, através de um evento gratuito, realizado na Varanda do SESI Rio Vermelho. Assim, quando foi decidido o tema da oitava Mostra Fraude, pensamos imediatamente na possibilidade de trabalhar uma temática estética similar para o Frauday. Bem como, explorar a possibilidade de exposição dos trabalhos finalistas, e do mesmo modo, aproveitar o momento para anunciar os vencedores da Mostra. Somando-se tudo isso a escolha do local e as apresentações de manifestações artísticas ainda presentes no evento, foi possível realizar um Frauday com muita autenticidade e baianidade.
A Mostra Fraude já havia entrado em alguns blocos do Frauday, mas nesse semestre, 2024.1, elas foram pensadas e organizadas em conjunto. Assim, tornou-se um evento que trouxe destaque aos artistas, oferecendo uma oportunidade única para que suas obras fossem reconhecidas e apreciadas. O evento não apenas destacou talentos regionais, mas também promoveu suas artes, apresentando seus desenhos a outros públicos.
Depois da divulgação dos três melhores colocados no Frauday, finalizamos a 8ª Mostra Fraude. A banca de jurados, composta pelo galerista e artista plástico Hori Leal, pelo artista visual e colagista Igor Aquino Davi, “Astronauta de Mármore”, e pelo artista plástico Adriano Albuquerque, após uma apurada avaliação, foi responsável pela escolha dos vencedores da VIII Mostra Fraude. Temos o prazer de anunciar os escolhidos, que desenharam as mais belas manifestações culturais da Bahia. Do primeiro ao terceiro lugar, os finalistas serão premiados com R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), R$150,00 (cento e cinquenta reais) e R$100,00 (cem reais), respectivamente.
3º Lugar:
Ninguém jamais viu a liberdade – Vini Bulhões (@viniciusb.arts)
Descrição:
Dentro dos traços e cores fortes, a tela pintada com tinta acrílica apresenta um costume baiano, visto principalmente em cidades do interior, onde no início da manhã se tem o costume de levar os pássaros de estimação para passear no início do dia como uma forma de desestressar o animal. Sob essa ótica, a maneira com que os passarinhos são levados para fora de casa, mas sem sair da gaiola, leva o espectador a reflexão de que vivemos em uma grande estrutura com grades, imaginando uma certa liberdade que não existe.
A obra possui tons de vermelho, amarelo, preto e verde, fazendo uma referência direta à capa do álbum “Recôncavo” do cantor Edson Gomes no qual o artista aborda em várias faixas sobre a libertação que buscamos. Com uma ambientação típica do interior, a camisa do time de futebol Vitória (1993) e a bermuda da marca Cyclone, popular entre a juventude tanto de municípios menores quanto das grandes comunidades urbanas, a pintura também reforça a ideia de cultura em toda e qualquer ação do homem, em seu estilo e na perpetuação das tradições – levar o pássaro para passear.
“tenho uma queda por contraste de cores, e aqui tudo está correto, e lindo e tem uma historia muito bem contada.”
astronauta de mármore
2º Lugar:
Série Ancestrais, Canto 12 – Solange Valladão (@sgvalladao)
Descrição:
A série Ancestrais é inspirada nas pessoas que trabalhavam de ganho, nos Cantos da Cidade de Salvador até o século XIX. O Canto se desenvolveu junto com a evolução urbana da cidade desde o período colonial até após a abolição oficial da escravatura, em 1888. Esse era o lugar onde se concentravam as Ganhadeiras e os Ganhadores, pessoas pretas, escravizadas ou libertas, que prestavam serviços de infraestrutura da cidade como: transporte de mercadorias, água, lixo e dejetos, e também vendiam produtos e alimentos. Os desenhos são feitos à mão direto na tela que digitaliza e são vazados.
Estas personagens surgiram em desenhos quando estudava sobre a greve dos Cantos de 1887 (ou greve Negra), durante minha pesquisa de mestrado, que teve como tema a relação entre segregação social e as forma de fazer cidade e urbanismo no Centro histórico de Salvador. Os desenhos são uma forma de conversa-pensante com pessoas com as quais me sinto próxima em afinidades de natureza subjetiva, política e de sociabilidade cotidiana. São também uma forma de não esquecer a natureza da minha miscigenação (afro, indígena e europeia) e a construção social, política e econômica que a forjou.
“obcecado por essa arte, perfeita.”
astronauta de mármore
“trabalho muito bom, super contemporâneo, me causou uma série de questionamentos, gostei muito.”
adriano albuquerque
1º Lugar:
O Quê Que a Baiana Tem, mainha? – Mallia Guerra (@art.mallia)
Descrição:
A obra “O Quê Que a Baiana Tem?” trata-se de uma pintura digital que celebra a rica cultura da Bahia. No centro da cena, uma baiana usando trajes típicos, representando a alegria e a tradição local. Fitinhas do Senhor do Bonfim, símbolos de fé e sorte, enquanto um casal feliz dança ao som do forró, trazendo a energia das festas nordestinas. O Boi da Cara Preta, ícone do Bumba Meu Boi, está presente, assim como frutas típicas como manga, caju e coco, destacando a riqueza gastronômica da região. Casas coloridas inspiradas no Pelourinho, junto com elementos como o dendê e o leite de coco, reforçam a conexão com a cultura e a culinária baiana.
Elementos juninos, como bandeirolas coloridas e um sanfoneiro, adicionam um toque festivo à cena, evocando as celebrações de São João. A arte é uma explosão de cores e símbolos que capturam a essência da Bahia, com sua música, folclore e sabores únicos. Maria Guerra usa a técnica de pintura digital para criar uma composição envolvente e detalhada, que celebra a diversidade e a alegria de viver do povo baiano.
“tudo aqui funciona muito bem, as cores, os elementos, estou apaixonado por essa ilustração.”
astronauta de mármore
“trabalho bonito! bem orientado e executado. a mensagem é direta, a imagem por si orienta bem o espectador e ainda abre múltiplas leituras sobre a composição visual.”
hori
“Atendeu a todas expectativas de forma leve e super comercial.”
adriano albuquerque
E assim aconteceu o Frauday, realizado no dia 07 de julho de 2024, o evento marcou o lançamento da 25ª edição da Revista Fraude, e contou com apresentação da roda de capoeira do grupo Mundo Capoeira, performance de Muhonna Poc, discotecagem dos DJ’s Jamil e Mequetreff, além da divulgação das 3 obras vencedoras dessa Mostra Fraude.
Agradecemos a cada um dos envolvidos ao longo do processo, direta ou indiretamente, aos artistas que submeteram suas obras, e aos jurados que também marcaram a história da Mostra. Em nome do grupo, também registramos nossos agradecimentos à Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) pela ajuda financeira ao projeto via Chamada para Concessão de Apoio à Realização de Eventos Estudantis; ao Teatro SESI Rio Vermelho, por ceder a pauta da Varanda; à Chupada Gourmet, pela doação de kits aos vencedores da Mostra e de drinks artesanais para o camarim; e aos artistas convidados e suas equipes.
Continuem nos acompanhando através das nossas principais redes sociais: @petcomufba e @revistafraude. Até a próxima edição!
TEXTO DE CURADORIA 8ª MOSTRA FRAUDE
Edson Barbosa, Daniel Araújo e Pedro Hassan, coordenadores da VIII Mostra Fraude.
É com enorme prazer que celebramos o retorno da Mostra Fraude, que em sua 8ª edição, busca renovar, expandir e fortalecer seu compromisso com a produção artística no cenário baiano. Produzida e realizada pelo PETCOM, a Mostra Fraude já abraçou diversas manifestações artísticas de diferentes eixos temáticos. Esta em particular, representa o comprometimento do grupo com as produções artísticas em nossa região.
A nomenclatura que seria posta na divulgação para que os concorrentes da mostra soubessem a temática dos desenhos que iriam enviar foi uma das divergências que tivemos no momento de conceber este projeto.
Entretanto, dentro dessa divergência habitava um dos consensos mais fortes entre nós, coordenadores, e o resto do grupo: a temática dos desenhos deveria refletir a pluralidade cultural de nosso estado, com seus 417 municípios e 14 milhões de habitantes.
São várias Bahias: zona da mata, agreste, sertão, recôncavo e reconvexo, dentre tantas outras subregiões. A Bahia é única em sua multiplicidade, e por paixão por essa polissemia, além de muito bairrismo, concordamos com o tema de manifestações culturais deste povo. Depois de certo debate, optamos por “Culturas Baianas” no plural para o material de divulgação, mas no fim não havia dúvida do que gostaríamos de ver nesta etapa final, que é a exposição dos trabalhos.
Trabalhos que refletem diferentes vivências e experiências baianas, mas que se juntam nesta bela exposição. Independente das técnicas de cada obra, todas são unidas pelas várias cores de nosso território, sendo esta exposição a celebração final da arte de nosso povo e de sua capacidade de ser único nas diferenças.
E é com muita honra que apresentamos as dez obras finalistas da 8ª Mostra Fraude. Convidamos todos a examinar os trabalhos apresentados e esperamos que todas essas obras cheguem ao máximo de pessoas possíveis. Desejamos também boa apreciação, discussão e vida longa à Mostra Fraude!
Essa edição foi feita por Daniel Araújo, estudante do curso de Jornalismo, e Edson Barbosa e Pedro Hassan, estudantes do curso de Produção em Comunicação e Cultura, coordenadores da VIII Mostra Fraude. Todos da Universidade Federal da Bahia e integrantes do PETCOM.
Fotografia: Samara Said/ Labfoto©2024
Assistência: Lourdes Maria/ Labfoto©2024
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo email revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.
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