texto Leonardo Costa
Publicado em 16.03.2021.
Em 2021, após um atraso devido à pandemia do novo coronavírus, a Marvel lançou, através da plataforma Disney+, a série WandaVision. Muito já se falou – e ainda se fala, desse lançamento. Uma série curta, com nove episódios, que movimentou as redes sociais e as especulações sobre a sua trama, já que o conteúdo foi entregue de uma forma mais “tradicional” aos espectadores. Ao invés de colocar toda a série disponível para ser “maratonada” no streaming, cada episódio foi lançado semanalmente, deixando um espaço aberto entre os episódios para a criação de teorias e especulações sobre o caminhar da trama.
Por um lado se esperava muito da série, pois o fechamento dos 11 primeiros anos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), que ocorreu com Vingadores: Ultimato (2019), na verdade irá desencadear outros enredos e possibilidades para esse universo, rico de opções se pensarmos na quantidade de histórias em quadrinhos já lançadas ao longo da história da empresa. Mas, será que WandaVision, dentre as séries de televisão e de streaming lançadas pela Marvel, realmente foi tudo isso?
Para não ficarmos aqui declarando spoilers, continuando as teorias – cadê Mefisto?, ou falando das mil e uma referências que a série faz uso – já tem muitos textos que citam todas as sitcoms referenciadas e reverenciadas, vamos brincar um pouco com os dados disponíveis no IMDb sobre as séries da Marvel Television e da Marvel Studios1 para tentar entender essa cena a partir da experiência dos usuários. E olhe que alguns deles relataram queda nos serviços2 pela alta demanda de busca dos episódios…
Primeiro, para não ficarmos copiando e colando todos os números e informações numa planilha, vamos aproveitar e brincar um pouco com o R para raspar esses dados3. Foram coletados os dados de 12 séries, a saber: Agente Carter (2015-2016), Agentes da S.H.I.E.L.D. (2013-2020), Demolidor (2015-2018), Luke Cage (2016-2018), Fugitivos (2017-2019), Inumanos (2017), Jessica Jones (2015-2019), Manto e Adaga (2018-2019), Punho de Ferro (2017-2018), O Justiceiro (2017-2019), Os Defensores (2017), e WandaVision (2021).
Ao analisar as séries pela avaliação dos usuários ao longo dos 385 episódios e das 29 temporadas coletadas é possível perceber que Demolidor, em sua terceira temporada, O Justiceiro, na sua primeira temporada, Agentes da S.H.I.E.L.D., na sua sétima e última temporada, e Jessica Jones, na sua primeira temporada, tiveram avaliações melhores do que WandaVision. Dentre todas as séries listadas a que teve a pior avaliação geral é Inumanos.
É possível também ver a evolução de aceitação de cada série de forma comparativa. As séries com apenas uma temporada são representadas apenas pelo círculo da sua cor da legenda. Jessica Jones se apresenta como a série com a maior queda de aceitação entre as temporadas.
Outro dado avaliado é se o número de votos total dos usuários tem alguma alteração na qualificação geral da série. Nessa análise podemos dizer que há uma relação, tendo em vista que Inumanos é a série com pior avaliação e com menos votos, e as quatro séries mais bem avaliadas são as que possuem o maior número de usuários que registraram a sua avaliação.
WandaVision marca uma mudança das séries da Marvel, agora produzidas pelo Marvel Studios, que deixam de lado o canal de televisão aberta ABC. Foi um conteúdo pensado sem a possibilidade de extensões em outras temporadas, mesmo com a boa receptividade do público – uma das quatro melhores dentre as 12 que analisamos, pois a princípio os fatos apresentados estarão conectados com os filmes previstos para essa nova fase.
Bem, passado o hype de WandaVision agora nos resta separar a pipoca e ver a estreia de Falcão e o Soldado Invernal, no dia 19 de março de 2021 na Disney+, para acompanhar os desdobramentos dessa nova fase de séries da Marvel que estão mais imbricadas no seu universo cinematográfico.
1 Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_s%C3%A9ries_de_televis%C3%A3o_do_Universo_Cinematogr%C3%A1fico_Marvel. Acesso em: 16 mar. 2021.
2 Disponível em: https://nypost.com/2021/02/19/disney-crashes-as-millions-tune-in-to-wandavision/. Acesso em: 16 mar. 2021.
3 Disponível em: https://github.com/nazareno/imdb-series. Acesso em: 16 mar. 2021. Disponível em: https://towardsdatascience.com/data-analysis-and-visualization-of-scraped-data-from-imdb-with-r-5d75e8191fc0. Acesso em: 16 mar. 2021.
Wandavision foi só hipe
Mas um hype bom não? 😉
Excelente e hábil análise ! Colocaria em jogo mais uma ou duas variáveis , talvez em busca de provar a qualidade da série: A crescente no uso das avaliações do IMDB em números absolutos desde o lançamento da plataforma; E o questionável e aleatório nível crítico dos millenials. 🤣
Lá vem você querendo que eu mire no cancelamento dos millenials 😉